Roteiro Baixa Pombalina – O Simbolismo da Lisboa Reconstruída

Reservar Roteiro
15.08.2020 (sábado) – 15,30H

Venha conhecer a baixa pombalina, símbolo do renascimento da cidade após o terrível terramoto de 1755. Com a intervenção dos Iluministas, Marquês de Pombal e Arquitectos, projectaram e construíram uma grelha de edifícios num estilo urbanístico único, pejado de simbolismo em pleno século XVIII.

 

Roteiro

Terramoto de 1755, ocorreu no dia 1 de Novembro, resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa, especialmente na zona da Baixa/Centro da Cidade.

Após o devastador terramoto, o rei D. José I e o futuro Primeiro–Ministro de Portugal, Marquês de Pombal tomaram medidas imediatas para que a cidade renascesse novamente. Contrataram assim um considerável número de arquitectos e engenheiros, que em menos de um ano fizeram o “milagre” de transformar Lisboa numa cidade sem ruínas.

O rei desejava uma cidade nova e ordenada e assim, grandes praças e avenidas largas e rectilíneas marcaram a planta da nova cidade. São os primeiros edifícios mundiais a serem construídos com protecções anti-sísmica (gaiola pombalina).

Hoje, temos uma Lisboa povoada por estátuas e obeliscos, por altos e baixos relevos, por azulejos que nos contam histórias maravilhosas, que nos falam de mistérios inimagináveis e que de uma forma ou de outra nos sugerem o mito, o sonho da Lisboa do Quinto Império.

Programa
  • 15.08.2020 (sábado)
  • 15,15h | Encontro no Arco Triunfal da Rua Augusta – Terreiro do Paço – Lisboa
  • 15,30h | Início do Roteiro, com visita ao simbolismo da Praça do Comércio
  • 17,00h | Rua Augusta – Rossio – visita aos aspectos mais simbólicos da Baixa Pombalina
  • 17,30h | Lanche tradicional na Baixa Pombalina

 

 

Condições de Reserva

Incluído no Roteiro: visita orientada com guia profissional, aparelho rádio guia, entrada nos espaços indicados, lanche tradicional, seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais para a actividade.

Não Incluído no Roteiro: transporte até ao ponto de encontro.

Recomendações: levar água potável e uso de roupa /calçado apropriado às condições climatéricas.

 

Condições de Inscrição

  • Limite máximo de participantes – rigorosamente 20 Pessoas, reservado exclusivamente para a Explore Latitudes.
  • Devido ao distanciamento social, a visita poderá ser realizada em grupos com o máximo de 10 participantes
  • Obrigatório Inscrição
  • Valor do Roteiro – 15,00€ p/pessoa
  • Incluído Roteiro, Visita Guiada, Entrada nos espaços, Rádio guias, Lanche, Seguros para a actividade
  • Jovens até 18 anos – 10,00€
  • Crianças até 10 anos – Gratuito

 

 

Condições, Regras Sanitárias e Socias COVID-19

Formação a todos os colaboradores
Todos os Colaboradores receberam informação e/ou formação especifica sobre e protocolo interno e como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19.

Informação a todos os Clientes
Está disponibilizada a todos os clientes como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção e qual o protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19

A empresa possui
Equipamentos de proteção (máscara) individual em número suficiente para os trabalhadores envolvidos nas atividades e proteção individual disponível para clientes (capacidade máxima dos grupos). 

O protocolo interno de limpeza e higienização garante
Fornecimento de higienizadores de mãos à base de álcool, sempre que se justifique, aos participantes nas atividades e higienização ou desinfeção dos equipamentos utilizados. 

A organização do serviço assegura
A manutenção da distância social de segurança e a limitação do n.º de entradas em espaços fechados aos participantes nas atividades, de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde.

 

Informações: 217 264 179 ou 918 959 584 ou info@explore-latitudes.pt

EXPLORE LATITUDES EVENTOS CULTURAIS, Lda
NIPC 510 955 380
RNAAT n.º 549/2014
Membro Associação Turismo de Lisboa

Fotos
9 viajantes estão a ponderar comprar!